quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Bloqueio criativo: falta de foco ou excesso de compenetração?





Fics que amamos em HIATUS, atualizações que demoram tanto que você precisar reler tudo para se localizar na história novamente, autoras que tomam chá de sumiço todo dia às 5 horas, com pontualidade britânica...
Todo mundo que navega pelo universo das fanfics, seja leitor ou autor, passa por esses problemas, e o culpado é um só: o bloqueio criativo de quem escreve. Certo?
Bem... Não. Não é bem por aí.
O tal bloqueio criativo, ou seja, aqueles dias em que não sai uma única frase com nexo da sua cabeça — nem pra salvar a sua vida, se precisar — não é “privilégio” de autores amadores, os profissionais também recebem as costas das musas vez ou outra. Mas a verdade é que há diferentes maneiras de se encarar isso.
Algum escritor — que eu acho que foi meu divo John Green, mas não tenho certeza —já disse uma vez que bloqueio criativo não existe, que esse é o trabalho do escritor, então ele simplesmente tem que sentar lá na sua mesinha e escrever. Faz até sentido que tenha sido o John a dizer isso, porque quando perguntado a respeito, ele respondeu:
“Eu sempre me lembro do que meu pai me disse uma vez: mineiros não têm bloqueio criativo.”
Eu não estou certa de que entendi direito o que o adorável e fofo Papai Green (o pai do John é fofo mesmo, sabiam?) quis dizer com isso, mas interpretei da seguinte maneira: você tem bloqueio criativo porque a criatividade existe, se ela não existisse, você seria qualquer outra coisa, mas não escritor.
Certo, faz sentido. Então como faz pra tirar a bendita da casinha?
Bem, já que estou falando tanto dos Green, John ainda disse que escreve várias horas por dia, coisas boas e porcarias, e depois acaba apagando 90% do que escreveu e começando tudo de novo. Então a primeira lição que eu tiro disso é:

1 – ESCREVA. Não fique esperando os capítulos surgirem prontos, corrigidos e maravilhosos direto da sua cabeça para a tela. Escreva o que vier, depois você vê o que dá para aproveitar.

Mas e quando não sai nada, nada mesmo, e só de olhar pro computador você só pensa em passar o tempo vendo vídeos de filhotes no Youtube? Bem, querido (a) autor (a) exaurido (a). Talvez você esteja exigindo muito de si mesmo(a). Afinal, John Green — ou quem quer que tenha falado a coisa do “senta e escreva” — vive disso, e não precisa encarar escola, trabalho, faculdade ou sei lá mais o que, e depois ainda ter que escrever para leitores exigentes que esquecem que você não ganha nada para isso.
Isso acontece por três razões, possivelmente: a) você escreve 24353157896 histórias ao mesmo tempo e não está conseguindo se focar em nenhuma, porque, né? b) Você dedica tempo demais da sua vida para isso e esquece que precisa se exercitar, se divertir e viver um pouco sua própria vida. E c) Você está cansado(a) mesmo, uai! Acontece.
Então, para lidar com a questão da falta de foco, do excesso de compenetração ou do cansaço (todos eles apelidos do lindo do “bloqueio criativo”), aí vão mais algumas dicas:

2 – PRIORIZE-SE. Ponto. Se você estiver bem, equilibrada e descansada, o que quer que esteja te dificultando as coisas tende a desaparecer. Eu sei que a gente ama os leitores e quer sempre atendê-los, mas você precisa vir primeiro. Garanto que seu leitor prefere uma história bem escrita e organizada do que uma coisa feita às pressas só pra atender os anseios alheios ou as suas cobranças consigo mesmo. É tenso, mas você consegue.

3 – ORGANIZE-SE. Se você é do tipo que tem mil ideias de uma só vez, mantenha anotações delas, mas escolha apenas uma ou duas (de acordo com seu tempo livre) para desenvolver. E postar a história só depois de pronta ou bem adiantada também é uma boa ideia.

4 – DESCANSE. Permita-se ficar de bobeira, dormir ou tirar um tempo para se inspirar assistindo bons filmes e lendo (afinal, esse é o nosso combustível). Cuide de seu corpo e de sua mente.


E aqui no fim eu posso incluir também outro detalhe não mencionado, o de que, algumas vezes, não temos reconhecimento dos leitores. Às vezes as coisas simplesmente não funcionam e a história não cai no gosto do povo. Nós sabemos que nesse mundo você tem que saber ser diplomático para conquistar uma base de leitores respeitável (aliás, isso me dá ideia para outro texto), mas fazer isso nem sempre é fácil e tampouco óbvio. Talvez o problema não seja a sua escrita. Ou talvez seja. Mas a única maneira de evoluir é praticando, arriscando, experimentando... Então escreva para você. Porque você gosta. Quando você escreve apenas pensando em leitores e reviews e “faminha” de Facebook, você perde a parte mais divertida da coisa e as histórias tendem a ficar... bom, um lixo! Então não faça isso. Só não faça.


Espero ter ajudado. E não me culpem quando eu demorar com minhas atualizações. Vocês sabem: faça o que eu digo (para o seu próprio bem), mas não faça o que eu faço!

11 comentários:

  1. Você ajudou. Definitivamente. Existem muitas ficwriters que precisam dos seus sábios conselhos. Obviamente não eu, porque sou a Miss Pontualidade quando o assunto é atualização de capítulos, você sabe! U_U
    Acho tãããão lindo você escrevendo esses textos que fogem do universo literário. Se bem que não fugiu assim de forma desesperada, né? Mas enfim... você me entendeu.
    Muito divástca, deusa das letras! Como sempre, você foi super demais! Se eu fosse uma pessoa que precisasse de rédeas e uma beta super controladora, essas dicas serviriam pra mim,
    Não. Eu pensaria que elas são uma chamada para que eu tome vergonha na minha face! Mas eu sou tão irrepreensível, que não... Elas não podem ser pra mim. U_U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, como a pessoa está boa de ironias!
      Eu não acho sua beta super controladora. Na boa, super relax ela! Deixa até vc tirar férias. Não entendo essas acusações. Apenas não me ressinto delas porque não foram para mim.

      Obrigada pelos elogios lindos e pela ironia deliciosa. Beijoooss

      Excluir
    2. Quanto à minha beta, eu apenas posso dizer que: ela é a melhor beta-reader/ficwriter do mundo, entããããããão, sei que estou podendo. Obrigada, obrigada! U_U

      E precisando de ironia, é só chamar, coisa linda! <3

      Excluir
    3. Tenho certeza de que sua beta ficou feliz por não ter lido as letras miúdas agora. Só acho.

      Excluir
  2. É uma puta verdade. Bloqueio criativo, descobri com o tempo, tem cura!
    No meu caso, quando não sei por onde começar a escrever um capitulo eu faço o seguinte:
    Coloco pra tocar uma musica que eu gosto e em seguida leio os tres ou dois ultimos capitulos escritos!
    É batata!
    Você entra de novo no universo do livro e deixa para trás as pendengas do dia a dia. E então, parece que as palavras vão correndo para seus dedos e você digita elas tão rapido como pensa.
    E ai lá se vai o tal do bloqueio criativo.
    Mas a coisa do descanso é real. Tem dias que a gente nao ta com saco nem pra ler nosso livro preferido, quem dirá escrever!
    Como sempre, mandando super bem a minha querida Rain!
    BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leelan, querida, maravilhosa!
      São boas técnicas as suas e realmente costumam funcionar. Especialmente quando vc tem o tal tempo para sentar e passar um tempo escrevendo sem interrupções. Aí é mesmo batata, como vc diz.
      Só não dá certo quando a gente está naqueles dias de cansaço mesmo. Aí o jeito é deixar pra lá.
      Bjs

      Excluir
  3. Maira, legal o blog de vcs!!
    E muito adequadas as dicas também pra outras atividades intelectuais bastante menos interessantes do que escrever fanfics :-(
    Vou tentar colocá-las em prática :-)

    Beijins,
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, minha amada e suspeita irmã kkkkk
      É tão lindo que você leia tudo o que eu escrevo, mesmo não tendo a ver com seu mundo!
      Espero ter mesmo ajudado de verdade. Como vc bem sabe, pela escrita eu me organizo melhor do que nas conversas.

      Excluir
  4. Embora eu não sofra disso (tô falando sério u.ú) eu achei as dicas bem válidas, você só não disse que tem autores que escolhem parar de escrever porque ficam desmotivados e acabam sendo pegos no tal do bloqueio criativo (que as vezes é usado até como desculpa o.õ pra quem não escreve à muito tempo), por isso que quando eu posto uma fanfic, eu defino logo o(s) dia(s) de postagem, assim as meninas ficam avisadas e ninguém acha que eu abandonei ou coisa assim ^-^

    Excelente texto, não conhecia o blog, vou conferir mais!

    XOXO, A. Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Deus! Acredita que eu não tinha visto seu comentário? Como pode isso, eu não sei. Mil desculpas.
      E, sim, de fato, eu não disse que muitos abandonam por falta de motivação, e até usam o bloqueio como cortina de fumaça para poder desaparecer. Você tem razão. Mas aí entra aquela questão de escrever antes para si mesmo, para se agradar. O gosto dos outros, infelizmente, não é algo que dê para controlar, então o jeito é se priorizar. Sei que não é fácil quando falta motivação. Eu mesma vivo querendo chutar o balde, mas não dá para responsabilizar os outros pelas coisas que escolhemos abandonar, mesmo dizendo que amamos tanto.
      Fico feliz que você não sofra de bloqueios. Quisera eu conseguir determinar datas de postagem e cumprir. Ser assim é vida. Aproveite.
      Beijos e obrigada por comentar (há um ano kkkkkk)

      Excluir
    2. Senhor Deus! Acredita que eu não tinha visto seu comentário? Como pode isso, eu não sei. Mil desculpas.
      E, sim, de fato, eu não disse que muitos abandonam por falta de motivação, e até usam o bloqueio como cortina de fumaça para poder desaparecer. Você tem razão. Mas aí entra aquela questão de escrever antes para si mesmo, para se agradar. O gosto dos outros, infelizmente, não é algo que dê para controlar, então o jeito é se priorizar. Sei que não é fácil quando falta motivação. Eu mesma vivo querendo chutar o balde, mas não dá para responsabilizar os outros pelas coisas que escolhemos abandonar, mesmo dizendo que amamos tanto.
      Fico feliz que você não sofra de bloqueios. Quisera eu conseguir determinar datas de postagem e cumprir. Ser assim é vida. Aproveite.
      Beijos e obrigada por comentar (há um ano kkkkkk)

      Excluir

Comentem e façam uma Autora Feliz!!!

Visitas ao Amigas Fanfics

Entre a Luz e as Sombras

Entre a luz e a sombras. Confira já.