sábado, 11 de janeiro de 2014

Excesso de Criatividade


por Letícia Edwina Billo


Hoje falaremos de algo que eu ainda tento compreender, alguns sofrem pela ausência e alguns, como eu, sofrem pelo excesso. Sim caros leitores, ter excesso de criatividade, pode atrapalhar mais do que não tê-los, vou explicar...
Você esta concentrado escrevendo sua fic, quando termina o capitulo resolver assistir algum episodio da sua serie preferida ou ver um filme, então você imagina a cena um pouco diferente, principalmente por achar tal personagem idiota, então o risco fica ainda maior. Não será uma simples imagem diferente em sua mente, será toda uma estória diferente.
O motivo para isso é sua imaginação fértil, você não aceita o que ocorre no filme\serie\novela. Você simplesmente cria um novo enredo em sua mente. E neste momento cria um grande problema que eu denomino de: o enredo pentelho.
Aquele que te persegue, que quando menos tenta pensar mais pensa, mais imagina. Cena por cena, dialogo por dialogo, ate na mancha do ventilador de teto do quarto da personagem. Que mesmo estando escrevendo o capitulo de sua atual estória publicada, ele irá aparecer, fará você viajar, alucinar de olhos abertos. E a paz só retorna após passá-lo, em detalhes, para a folha.
Infelizmente, o enredo pentelho, não anda sozinho. Ele tem irmãos, assim que eles lhe descobrem, dê adeus a sua paz. Motivos?
1º; Após criar um enredo elaborado em sua mente, desista de brisar, sua mente não lhe pertence mais, ela deixa de ser sua e passa a ser de suas estórias.
2º ; Assim que passar o primeiro enredo para o papel, outro surgirá, você tomará amor por isso, por procurar falhas em tudo que assistir, que ler, que contarem a você. Esta ultima parte chamo de: nascendo uma one-shot.
3º ; Perderá o sono tamanha ansiedade de ver o enredo se tornar capítulos, muitos capítulos...

Lembrando que suas horas de sono definem sua saúde. Mas como evitar chegar a essa nível? Bem... eu não sei! Ainda estou tentando me adaptar! Eu não sei o que fazer para isso melhorar ou amenizar, mas tomo algumas atitudes que me ajudam. Vou deixá-las aqui:
Compre/ separe um caderno de no mínimo 10 matérias. Se gosta de escrever sobre várias categorias, separe-as intitulando de acordo com a quantidade de categorias, isso auxilia a encontrá-los. Caso escreve de apenas uma categoria, seria interessante separar por Shippers.
Após isso jogue os enredos para o caderno – mas estou acostumada a ir escrevendo sem prensar muito no que fazer no próximo, vou de acordo com a aceitação dos leitores... - esse é um grande erro, cara autora (o). Não faça isso. Suas estórias pertencem a você, não ao leitor (a), o leitor (a) tem que se envolver com a estória, não o contrario.
Portanto, escreva tudo o que imagina e se depois surgirem ideias complementares, sem que tenha começado a escrever os capítulos, faça notas ao final do enredo. Também vale, após ter o enredo completo, dividir o enredo por capítulos. Isso lhe auxilia na hora de passar para o Word. Você se concentra no que escrever e não na quantidade.
O mais importante para pessoas com excesso de criatividade é nunca, por mais tentador que seja, postar mais de duas fics ao mesmo tempo. O ideal seria publicar uma, enquanto escreve outras em off. Seu excesso de criatividade o fará escrever muitos enredos, alguns mais tentadores que outros, mas precisamos de FOCO.
Por isso, não marque datas para postagens, tente não criar expectativas nos seus leitores, crie datas para si, anote/ rabisque o calendário como uma meta para você, quando deve terminar de escrever tal estória. O mais adequado para pessoas com excesso de criatividade seria escrever os capítulos em um caderno. Desta forma poderá levá-los para onde for, mas também servira como desmotivador, pois desta forma será trabalhoso passar tudo para o Word, revisar, corrigir e formatar. Essas ações lhe ocupam boa arte do tempo, tempo que ficará se coçando para escrever outra fic.
Mas se por acaso, não gosta de escrever nos cadernos, separe uma pasta para suas fics não concluídas, faça subpastas com os nomes das fanfictions ou dos Shippers, dentro dela crie vários documentos Word, nomeando-os por capitulo 1, cap...2, e assim por diante. Passe o enredo para o Word e deixe dentro da pasta. Desta forma escreverá com calma.
Espero ter auxiliado os perseguidos por esses pentelhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem e façam uma Autora Feliz!!!

Visitas ao Amigas Fanfics

Entre a Luz e as Sombras

Entre a luz e a sombras. Confira já.