sábado, 8 de fevereiro de 2014

Leitoras fantasmas: Quem são? De onde vêm? Por que não comentam?





Oie, gente! Bom, no programa de hoje “Ficwriters da Depressão”, temos a estreia do quadro: “Por que diabos minhas leitoras não comentam?!”.
Então, eu não faço mesmo a menor ideia do porquê dessa PALIASSADA (sim, eu sei que o correto é “palhaçada”, foi um erro proposital! Estou falando com você mesmo! Você que ia me julgar depois! U_U). Mas, porém, entretanto, contudo, todavia... eu andei pensando sobre o assunto nos últimos dias. Então esqueçam a Evelyn autora, porque eu matei aquela infeliz. Quem está aqui é a Evelyn leitora, então eu vou poder brisar à vontade! \o/
(Certo, certo... porque eu SUPER sou uma pessoa centrada em outras ocasiões. Aham, tá. ¬¬)
Bom, há algumas hipóteses que podem explicar a razão pela qual o número de reviews não bate com o de acompanhamentos, favoritos e do recém-chegado contador de acessos do Nyah! \o/ (Aquela merda que só me deixa depressiva! E não que eu não goste, porque eu gosto. Mas, cara! Que sacanagem! ¬¬)
Eu fiz uma lista para me situar melhor, e eis que cheguei às seguintes conclusões.
Hipótese nº 1: Muitas das pessoas que acompanham sua história gostaram tanto, mas tanto, mas taaaaaaanto... QUE decidiram que não vão ficar sofrendo à espera da sua boa vontade para atualizar os capítulos, ou seja, esse grupo de pessoas só vai ler quando a história for concluída! U_U (E te deixar um mísero review no ÚLTIMO capítulo. Isso SE deixar, é claro.)
Hipótese nº 2: Há ainda o grupo de pessoas que visualiza a história, como nosso contador de acessos mostra, mas que não possui conta no Nyah!, por exemplo. Então como essa pobre criaturinha pode comentar? Não é culpa dela!
Hipótese nº 3: Você é uma autora tão foda maravilhosa, que a pessoa se sente constrangida em deixar sua opinião e, sei lá... de repente, escrever uma palavra errada ou pôr a vírgula no lugar errado! DEUS ME LIVRE DE VÍRGULAS NO LUGAR ERRADO! MEO DEOS!
Hipótese nº 4: A pessoa não tem tempo de comentar, só de ler o capítulo. E aqui eu não vou desenvolver mais, porque, honestamente! A pessoa leu um capítulo de 20 mil palavras e na hora de escrever um “Parabéns pela história, estou gostando muito” ela não tem tempo? Ah! Vá plantar chuchu no asfalto! ¬¬
Hipótese nº 5: O leitor ou leitora em questão está atravessando um momento difícil e se encontra com os tendões distendidos. Já tentou digitar com os tendões distendidos? Então pare de julgar! Você não é Deus! U_U
Hipótese nº 6: Você tem uma pessoa culta te acompanhando e, ao ler sua história, ela viu que você não sabe a diferença entre “mas” e “mais”. Para não te corrigir e expor ao ridículo ela decide que o melhor a ser feito é não comentar nada, porque você jamais iria querer saber que errou, certo? Quem aqui gosta de aprender? Eca!
Hipótese nº 7: Seu ghost reader está lendo pelo celular, e os reviews pelo celular têm uma quantidade “x” de caracteres. Só que sua história desperta tantas brisas na pessoa, que ela sabe que não vai conseguir ser articulada dentro daquele número tão limitado de caracteres. Então ela também não comenta, porque você merece algo muito melhor do que um simples “Gostei”!
Hipótese nº 8: Você tem leitoras que falam com a boca e não com os dedos! Elas não sabem se expressar no âmbito da escrita como você, Oh, deusa grega das Letras. Elas não são boas em interpretar textos! Não sabem como fazê-lo! E se elas estiverem erradas sobre suas conjecturas? Pior: e se elas precisarem usar a massa cinzenta só para te deixar um review? Oh! Não pense nisso, não pense!
Hipótese nº 9: Suas leitoras sofrem de uma doença chamada “Preguicite Aguda”, do latim “Passo o dia à toa e ainda reclamo de estar cansada”. Essa doença se popularizou bastante no século XXI e vem atingindo cada vez mais jovens ao redor do Universo Fanfiction e do mundo afora. (Mundo afora? O que é isso? o.O)
Hipótese nº 10: Essa é a última, porém não menos importante. Bom, essa hipótese nos diz que a maior parte de suas leitoras são pessoas sem consideração alguma, incapazes de reconhecer seu esforço. Pessoas que acham que é seu dever ir lá, se sentar durante horas em frente à tela do seu computador para escrever e postar suas histórias, apenas para que elas possam ler e não verbalizar interesse algum. Como se você fosse paga para isso, para tornar a cultura um pouco mais acessível àquelas pessoas que, como você e eu, gostam de ler, mas que são vítimas de um sistema imundo que cobra preços abusivos a quem deseja adquirir uma obra literária. E é por isso que elas não comentam, porque elas leem em meia hora um capítulo que você escreveu em horas e horas, adentrando a madrugada, enlouquecendo por algum bloqueio criativo ou algo do gênero.
E é a essa conclusão que nós chegamos: não importa o quanto você se esforce, o quanto se empenhe para que suas histórias sejam bem elaboradas e deliciosas de se ler. Vivemos num mundo capitalista, onde cada um visa seus próprios interesses, e onde você vale não o que é, mas o que pode oferecer. Se demorou dias ou mesmo semanas para escrever um capítulo, o problema é seu. Isso não me obriga a sair da minha zona de conforto apenas para lhe deixar um comentário que pode ser simples e pequeno ― mas com o poder de transformar todo o seu dia ― para agradá-la.
O que somos? => Ficreaders!
E o que queremos? => O próximo capítulo!
Quando queremos? => Para já!
O que não queremos? => Reviews às ficwriters deixar! \o/

Isso é o que temos para hoje! Não sou leitora fantasma, mas tentei encarnar uma e tentar decifrar o que se passa nessas mentezinhas tão complexas. =D
Beijos a você e até o próximo post! <3

P.S: Vou me esforçar para ser uma pessoa mais focada daqui para frente, eu juro! ¬¬

Considerações finais
Bem, gente, para quem não sabe esse blog é fruto da amizade que nasceu entre algumas de nós, ficwriters, então quando a Ju viu o texto, ela também criou suas hipóteses. Eu meio que dei uma adaptada nelas, então aqui estão:
Hipótese nº 11: A leitora em questão não gosta de deixar reviews porque não quer ver seus números subindo, já que isso é um sinônimo de “sucesso” e “reconhecimento”. Abaixo a concorrência! U_U
Hipótese nº 12: Ela adora o que você escreve, mas tem inveja e é sua inimiga mortal. Preciso continuar? Não, né?
Hipótese nº 13: Se a leitora é seguidora fiel da sua “hater”, então... Ela só está tentando poupar o pescoço dela. Nada pessoal! =D

E agora é mesmo o fim! Hahahahaahah’
Beijocas, gente. E obrigada por me aguentarem.

19 comentários:

  1. Oi, minha Eve.

    Cá estou para comentar sua coluna de hoje, apesar de já tê-la lido antes disso. Acontece que eu não sou leitora fantasma. Bom, na verdade... Veja bem, não estou defendendo, mas uma ou outra vez eu tenho sido leitora fantasma (Oh, Lord, prendam-me e joguem a chave fora. Não, não façam isso!) E aí, para tentar me explicar, entram outras hipóteses. Eu sou leitora fantasma em duas situações:

    a) A leitora tem 38658784699 reviews e não responde as minhas. Normalmente eu abandonaria a fic sem dó, mas quando ela é muito boa, às vezes eu insisto um pouco e continuo lendo. Só que aí não deixo reviews, porque, né? Não quero que a vadia pense que eu estou rastejando kkkkkkk

    b) Muitas vezes eu não tenho certeza se quero mesmo acompanhar aquela história, então prefiro esperar uns capítulos para me certificar de que vou ficar até o fim, então eu posso dar as caras. Se eu fizer isso antes de decidir e depois abandonar a fic, acho que talvez a autora fique chateada. Nesse caso, prefiro ficar na minha por um tempo. Outra coisa também, é que às vezes eu demoro muito para ler, leio um capítulo hoje e o outro daqui a 657683 dias, aí eu fico com vergonha e, nesse caso, prefiro voltar depois e deixar alguns reviews nos capítulos mais marcantes quando terminar.

    Então aqui eu faço um mea culpa e, acredite, me sinto péssima, mas só pra dizer existem outras razões e que eu tento não ter raiva dos meus fantasmas, pq todo mundo pode cair na tentação de ser um leitor descarnado vez ou outra.
    :( No episódio de hoje de Casos de Fanfics: Shame on me, mas é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, minha Mai.
      Ghost reader? Tsc, tsc, tsc, tsc, tsc.
      Okay, eu aceito suas explicações, porque você sabe... elas inflam o meu ego, de certo modo. Você deixou reviews em minhas histórias desde o primeiro capítulo, ou seja: Você me achou foda de cara! Hahahahahaha
      Só que não. ¬¬
      Falando sério, agora... eu MEGA te entendo. Acho que esse é um risco que todo mundo corre, mas poxa! Os sites de fanfictions estão assombrados demais. E eu sei que essas vadias que pedem comentários e não respondem dão raiva, mas poxa! Eu sou uma autora legal! Respondo os meus reviews! Por que minhas leitoras fogem de mim? :'(
      Há casos e há casos, e essas foram as hipóteses que afagam o ego das writers, mas eu entrarei em defesa das readers, soon. I promise. U_U
      Acha que eu não sei o que é deixar reviews dignos do Oskar e receber um "obrigada", ou mesmo NADA? Ah, vá plantar chuchu no asfalto! Joga a mãe pra ver se quica! ¬¬
      Essas são justamente as autoras que têm 982934738 reviews numa fic onde a personagem é uma ninfomaníaca. O que nos traz a um ponto: leitoras gostam de hierarquia, então não seja amiga delas. Seja esnobe e alcance a glória. ¬¬
      Bom, essa leitora aqui gosta de se sentir importante, so... treat me kind. ;)
      Beijos, e não se sinta a pior dos monstros. Existe alguém pior do que você. Muaháháháháháhá! U_U

      P.S: Just kidding. :3

      Excluir
    2. Certo, certo, monstrinha em treinamento. Não pire. Eu ainda sou uma pessoa pior que você. Você sabe.
      Agora, quanto a ser esnobe e alcançar a glória, eu prefiro a vida sem glórias. Até porque, eu não estou disposta a pôr a Bella de quatro, como te falei. Eu tenho mais o que fazer que ler e/ou escrever lixos assim. Até porque, essas potarias escritas por virgens me irritam. Fato.

      Excluir
    3. Como estamos azedas! Ui! Certo, eu não sou pior que você! Tenho que comer muito arroz e feijão pra isso. Eu sei.
      Na verdade, de que tipo de esnobismo estamos falando, porque assim... Você sabe que não é um exemplo de humildade a ser seguido, certo? Oh, certo!
      E... definitivamente, colocar a Bella ou quem quer que seja de quatro não é muito seu gênero. E independe se isso vai ser escrito por virgens ou profissionais do sexo (toda trabalhada no politicamente correto! hehehehe).
      Mas é isso aí. Eu te respeito um pouco mais por isso. =D

      Excluir
    4. Não seja injusta, mocinha! Eu trato minhas leitoras com muito carinho e respeito. Zero esnobismo nesse quesito. Aliás, em outros tb. Eu não sou esnobe. Só não ostento falsa modéstia. Não é você que se diz toda trabalhada no realismo? Então. Ser realista não significa apenas reconhecer os próprios defeitos.
      *bati o cabelo na sua cara agora* kkkkk

      Excluir
    5. Eu não disse que você é esnobe com suas autoras. Eu disse que sua falta de humildade é abrangente. Fim. E pare de bater o cabelo! Guarde a lantejoula, a purpurina, os cílios postiços a peruca e todo o resto. Desmonte-se a vá escrever logo!
      Se o tempo que você gasta me contrariando usando pra escrever, CD2 e Cleric estariam concluídos, e este último, publicado.
      Agora senta ali no cantinho, vai. Eu levo biscoitos se você for boazinha.
      Att, Sua Alpha. U_U

      Excluir
    6. Se vc continuar dizendo essas coisinhas meigas sobre minha humildade, eu vou acabar acreditando que vc me acha esse ser humano adorável.
      O mesmo, no entanto, não posso dizer de suas ameaças. Porque, né? Please.

      Excluir
  2. Olá Eve...:)
    Eu apenas gostaria de dizer que amei essa postagem. Gostei mais ainda de saber que você conseguiu escrevê-la tão rápido....<3
    Essas com toda a certeza são alguns dos motivos que levam leitoras a serem fantasmas... E eu juro que amo escrever, ler, comentar. Amo também minhas leitoras cada uma de seus jeito. Mas não suporto as leitoras fantasma que você mencionou na Hipótese 10...:\ Elas me tiram do sério e você foi muito DIVA para explicar tudo isso. Acho que elas deveriam ler este post...(;
    Mas também há outro tipo de leitora fantasma. Acho que ultimamente tenho me encaixado a essas.
    A que ler e comenta todos os capítulos de uma fic que realmente gostou, comentários tipo 1000 palavras e no fim a autora não respondeu nenhum deles. Apenas viu e sequer abriu.
    E o que dói muito também, você escreve um super comentário, elogia a autora, a história, enfim e a autora simplesmente: "Ah obrigada flor, nos vemos nos próximos capítulos, sim? Beijinhos..."
    ISSO É FRUSTRANTE!!! EU REALMENTE ODEIO!!!
    A última vez vez que li um Original, o nome me chamou bastante atenção e foi exatamente por isso que me interessei. Li toda a história em um só dia! Deixei VINTE E UM COMENTÁRIOS!!! Já fazem quase dois meses, advinha quantos ela respondeu??? NENHUM!!!
    Amei a história, acabei lendo outra desta mesma autora, mas depois perdi interesse. Ela já tinha vários comentários, tipo uns 500, mas eu ACHO que não quebraria os dedos dela responder os comentários de uma leitora que realmente gostou da história...:\
    Outra foi em uma fic que a autora só postava capítulos quando a fic chegasse a uma certa quantidade de comentários. Eu fazia mega textos e no fim ela respondei com no máximo 20 palavras.
    Desisti, hoje perdi até mesmo a vontade de ler fics e quando o faço a história não é muito grande e já foi concluída.
    Sei que é errado deixar de comentar em varias fics por causa de uma ou duas autoras, mas acho que elas se dedicam tanto para escrever, querem saber nossas opiniões e muitas vezes não a valorizam como deveriam. Assim como elas não são obrigadas e escrever capítulos rápidos e postar rápido e fazer isso e aquilo. Nenhuma de nós é obrigada a fazer isso.
    Agora é outra coisa completamente diferente uma autora que responde seus comentários e diz o que acha da sua opinião, ri com e de você por algumas expressões que você usa. Pedi desculpa caso demore muito. Aquela que realmente goste de ter ledo o que ela escreve. NESSAS SIM EU BOTO FÉ!!! E sim admito que antes de comentar as vezes leio alguns comentários anteriores. Assim sei se o faço ou não.
    Bom, bom... Eu apenas queria dizer que amei e acabei me empolgando...>< Sorry...><
    Beijos..*-*
    P.S: Espero ansiosamente o próximo post....:)

    ResponderExcluir
  3. Oi minha colunista mais que preferida de toda a vida, planeta terra, galáxia, universo... Enfim...

    Cara, você é tão tão tão linda com seus textos. (Estou reforçando isso porque eu sei que mais para frente você vai querer me bater... Mas não faça isso, nem virtualmente, poxa! Lembre-se do quão linda sou eu reconhecendo o seu maravilhoso trabalho. U_U )

    Então, sabe aquela parte ali em cima que você diz que algumas leitoras simplesmente não conseguem expressar em palavras o que elas querem dizer e, por isso, acabam não comentando? Bom... eu não tenho lido fanfics ultimamente mas, eu já experimentei dessa situação. Sim. Lide com isso.

    É que eu acho que eu sou tão chata, repetitiva, cansativa, e também chata, mais ainda repetitiva, e tão cansativa e repetitiva também...

    Viu?

    Okay, era só eu sendo enjoada mais uma vez.

    Posso falar, outra vez, o quanto eu amo a sua ironia requintada? Bom, não preciso ouvir a sua permissão (TENHO LIBERDADE DE EXPRESSÃO!) Eu amo. Eu venero. Eu quero guardá-la para mim bem apertadinha no lado esquerdo do peito. (Na verdade, o coração fica quase no meio, mas quis ser poética. U_U)

    Você viu, pelo o que eu te marquei no facebook, qual foi a hipótese que eu mais gostei. Quer dizer, gostar não é bem o termo mas... é porque cara, eu me enxerguei ali, no meio de um desenvolvimento de um capítulo de você-sabe-o-que, achando tudo um lixo, um nada, me achando a pior das escritoras, lutando para passar tudo para o papel e depois... depois... depois NADA. Snif Snif.

    Vou me jogar pela janela. (Não, não vou. Calma)

    Eu me senti particularmente ofendida com as vírgulas! Beijos!

    Enfim... Eu amei o seu texto (que novidade) e faço aqui (mais uma vez) a minha pergunta, de um modo bem carinhoso e delicado:
    POR QUE VOCÊ NÃO POSTA TODAS AS SEMANAS?

    Ai, gente... Como sou meiga! S2

    Um super beijo, Thuty! Ansiosa pelos novos títulos, temas, textos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja quem veio usar meu apelido de infância vergonhoso! =D
      Okay, me chamam assim até hoje, e esse nem é o pior. Certo, a vida não é justa!
      Bom, eu não acho minha ironia requintada. Mesmo. Na verdade eu acho que sou irônica demais, mas dizem que sarcasmo é o humor dos inteligentes, então eu sorrio e aceno, tentando fazer com que o sucesso e o conhecimento não apaguem quem eu sou de verdade! U_U
      E eu sei que você tem mesmo essa mania feia de comentar. Você me assombrou por algum tempo, até decidir que não ia mais ler DA mesmo. Aliás! Sinceridade é um ponto positivo, continue assim. U_U
      Agora, okay... eu entendo que às vezes dê mesmo preguiça de deixar um review, mas, véi! Acha o quê? Que eu não tenho preguiça de escrever a carniça do capítulo? Que eu vou saltitante pra tela do computador escrever? Não. Não vou. Essa fase passou desde o dia em que eu decidi me tornar ficwriter. ¬¬
      Enfim... é o preço a ser pago, eu acho. Quando se dá a cara a tapa, supõe-se que você está preparado pra receber o golpe. O que não é inteiramente verdade.
      E eu também não sei por que estou falando isso pra você! Fim. ¬¬
      Ahhh, tá. Eu não tenho criatividade pra elaborar um texto toda semana, but there's no problem! Temos outras colunistas também! \o/
      E sou sua favorita porque sou sua marida. Isso é jogo sujo. ¬¬
      Mas que bom que gosta do meu texto, eu fico feliz. Mesmo, mesmo! =D

      P.S: Não se defenestre, pelo amor de Deus!

      Excluir
  4. Amei esse post! Como ex-ficwritter (desisti pq não aguentava mais me estressar por causa de reviews), eu tmb ficava me questionando o pq alguns leitores nunca deixam reviews. Sem falar naqueles que comentam de vez em qdo e somem.
    Mas o pior tipo é aquele hater que decide te deixar uma review pra te ofender! Não estou falando de críticas construtivas, mas de ofensas mesmo. Não é estranho? Se a pessoa não gosta das suas fics, pq não ignora? Pq tem que falar merda?
    Por essas e outras, eu desisti das fics. Posso dizer que recebi reviews maravilhosas durante o tempo que escrevi. Mas cansei de esperar reconhecimento de pessoas que não tem consideração pelo seu trabalho. E qdo vc pede para os leitores comentarem, sempre tem um idiota que te critica por isso. Na lógica deles, vc tem que escrever (de graça), e se quase ninguém comentar, dane-se! Vc tem que ficar quieta e continuar postando. Bando de folgados, isso sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eu já ouvi muito aquela historia de "vc tem que escrever para vc mesmo, pq ama e tal". É verdade e eu escrevo para mim, mas posto para os outros, pq quero um pouco de carinho e algum reconhecimento. Senão eu deixava na "gaveta".
      Mesmo assim tenho muita pena que vc tenha desistido. Espero que um dia se anime outra vez.

      Excluir
  5. Que raiva desses leitores sem consideração! Adorei as hipóteses ahsuahaua. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto não foi escrito por mim, mas resolvi vir aqui e responder os comentários da minha amiga, já que ela não fez isso. Tsc tsc tsc.
      Então agradeço em nome dela pelos elogios. Beijinhos.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ok, meu desabafo, eu tenho uma fanfic publicada no tal site que começa com ´´N´´ e é muito famoso pela maioria das histórias serem de crepúsculo e repetidas... mas enfim... resolvi escrever sobre o meu filme/livro favorito, e modestia parte ficou bem legal até porque eu levei (acredite ou não) um ano escrevendo essa história, quebrei a cabeça, me irritei muito por falta de idéia, enfim.... me puxei pra fazer uma coisa legal sabe, aí eu finalmente terminei ele e postei, ganhei apenas CINCO comentários (tá certo que foram ótimos, bem detalhados mostrou que a dona do coment está realmente acompanhando) porém... ela é a única que comenta, e meu contador de acessos está em 300, ou seja de 300 ´´negos´´ que lêêm a minha história apenas 1 comenta, sabe o quanto isso é desanimador?
    Por isso tenho pavor de leitores fantasmas, parece que eles pensam que seus lindos comentários são bons demais pra nossas humildes fanfics sei lá....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho essa sensação, mas prefiro acreditar que existem outras razões além da falta de consideração conosco.
      O que aconteceu com você é bem comum, todas nós sabemos o que é dedicar meses ou anos da sua vida escrevendo uma história caprichada e não ter o retorno esperado. Até porque a gente sempre acaba amando o resultado de nosso árduo esforço e é muito dificil entender por que outros não gostam, mas é preciso não desanimar.

      Excluir
  8. olha, não costumo ler tantas historias, mas faço algumas. Pela minha experiencia, as leitoras não favoritam nem comentam quando não gostam da fic, acho que não tem outra explicações, porque se tivesse não explicaria o porque de outras fics terem alguns de seus favoritos que não comentam em sua historia e comentam na da outra. Só que para os leitores que gostam da fic e não favoritam nem comentam, só dou um toc

    fic boa + ausencia de comentario e favoritações= desestimulação da autora= desistência da fic.( quem perdem são vocês)

    então meus queridos, se gostarem da fic, deixe pelo menos um comentario de: gostei, continua. por que senão garanto que provavelmente vc não terá mais atualizações daquela fic, fica a dica

    (Desculpe pelos erros gramaticais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é extremamente frustrante perceber que aquela leitora que lhe dá migalhas é a principal apoiadora de outras fics. Dá a sensação de que ela acha que a sua é só OK, mas não não vale o tempo dela.
      De qualquer forma, eu tento não ficar com raiva. Reviews ultimamente estão tão difíceis que é melhor desapegar se quiser continuar tendo prazer em escrever.

      Excluir

Comentem e façam uma Autora Feliz!!!

Visitas ao Amigas Fanfics

Entre a Luz e as Sombras

Entre a luz e a sombras. Confira já.